11 junho 2014

22 dicas para escrever um roteiro

Nós já havíamos colocado essa dicas lá na fanpage da nossa Escola, mas como elas são super úteis, resolvemos disponibilizar aqui pra vocês também! ;)  
_______
Pensando em escrever um roteiro pra mangá, animação, etc?
Então, não deixe de pegar essas 22 dicas legais que a roteirista Emma Coates, da Pixar, deixou no twitter:


1. O seu personagem é mais admirado pelo seu esforço do que por suas conquistas em si.

2. Tenha em mente o que é mais interessante para sua audiência, e não o que é divertido para você como escritor. As duas coisas podem ser bem diferentes.

3. Delimitar um tema é importante, mas você não vai saber sobre o que exatamente a história se trata até chegar ao fim dela. Depois, reescreva.

4. Era uma vez __. Todos os dias __. Um dia __. Por causa disso, ___. E, por causa daquilo, __. Até que, finalmente, __.

5. Simplifique. Concentre-se. Misture personagens, pule desvios. Você vai sentir que está perdendo coisas importantes, mas isso te trará mais liberdade.

6. No que seu personagem é bom e com o que ele se sente confortável? Exponha-os a situações opostas. Desafie-os. Como eles se comportam?

7. Defina um final antes de definir o meio da história. Sério. Finais são difíceis, tenha o seu como prioridade.

8. Termine sua história, mesmo que não esteja perfeita. Num mundo ideal, você conseguiria terminar a história e ela estaria perfeita, mas siga em frente. Faça algo melhor da próxima vez.

9. Quando estiver com um bloqueio, faça uma lista do que NÃO aconteceria a seguir. Muitas vezes, aquilo que você precisa para te tirar desse bloqueio irá aparecer.

10. Separe as histórias que você gosta. O que você gosta nelas é uma parte de você; você precisa reconhecer essas características antes de usá-las.

11. Colocar a história no papel, permite que você possa corrigi-la. Se ela fica em sua cabeça, como uma ideia perfeita, você nunca irá compartilhá-la com ninguém.

12. Ignore a primeira coisa que vier à sua cabeça. E a segunda, a terceira, a quarta, a quinta também - não se atenha ao óbvio. Surpreenda a você mesmo.

13. Dê opinião a seus personagens. Os passivos e maleáveis podem parecer mais carismáticos pra você que está escrevendo, mas eles são como veneno para a audiência.

14. Por que você precisa contar ESSA história? Qual é a crença que você tem, e que você quer que seja alimentada pela história? Esse é o coração da sua narrativa.

15. Se você fosse o personagem, nessa situação, como você se sentiria? Honestidade dá credibilidade a situações inacreditáveis.

16. Quais são os riscos? Nos dê um motivo para torcer pelo personagem. O que acontece se ele não tiver sucesso? Faça com que as probabilidades estejam contra ele.

17. Nenhum trabalho é jamais desperdiçado. Se ele não está funcionando, despreenda-se e vá em frente - provavelmente sua narrativa será útil mais tarde.

18. Você precisa conhecer a si mesmo: saber quando está dando o melhor de si e quando você está enrolando. Histórias são testes.

19. Coincidências para fazer com que os personagens entrem em encrencas são ótimas. Coincidências para tirá-los dessas encrencas são trapaças.

20. Faça exercícios, desconstrua filmes que você não gosta. Como você os reconstruiria para transformar em algo de que você realmente gosta?

21. Você precisa se identificar com as situações e personagens, não pode escrever sem sentimentos. O que faria VOCÊ agir daquele jeito?

22. Qual é a essência da história? Qual a forma mais econômica de contá-la? Se você sabe isso, use como base para a construção da narrativa.

Fonte: http://aerogrammestudio.com/2013/03/07/pixars-22-rules-of-storytelling/

11 comentários:

  1. muito bom esse artigo. pode ser extremamente útil

    ResponderExcluir
  2. Excelentes dicas, vou usar na criação de minha história.

    ResponderExcluir
  3. Estol a criar um roteiro para meu mangá , e esse artigo e formidável para min vlw MSM !!!!!
    <3

    ResponderExcluir
  4. super legal vai me ajudar muito na criaçao do meu roteiro valeu

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada pelas dicas! Vão me ajudar muito com a história.

    ResponderExcluir
  6. São excelentes dicas. Acredito que sirvam até mesmo para RPG (aventuras) e outras formas sem ser o mangá.

    Fico muito agradecido!

    ResponderExcluir
  7. Perai eu tava criando um roteiro sem saber de nada agora que eu li eu realmente fiz um roteiro no (impulso)eu fiz seguindo todas as regras sem ler isso aqui

    ResponderExcluir
  8. Estou desenvolvendo um anime.
    Mas isso foi de muita importância.
    Obrigado.
    Állvaro M

    ResponderExcluir
  9. Incrível vai me ajudar muito no meu mangá

    ResponderExcluir
  10. É necessário criar uma biografia de cada personagem? A história por trás de cada um?
    Posso criar as biografias Nantes mesmo de criar a história principal? O roteiro para dar início às artboards seria por ultimo?

    ResponderExcluir
  11. Realmente muito útil... Espero que eu consiga criar minha história sem bloqueios ou desmotivação... ('~')
    Lendo este artigo me senti confiante espero realmente concluir minha obra...

    ResponderExcluir

Queremos saber sua opinião! Deixe aqui seu comentário!

Postagens populares